top of page
Buscar

Tambora 1815

  • Foto do escritor: CF Truppel
    CF Truppel
  • 30 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Existem várias teorias sobre extinção da raça humana ou mesmo da vida na Terra como conhecemos.

 

As hipóteses mais citadas se a causa fosse extraterrestre são: o impacto de um grande meteoro, explosão de raios gama ocasionadas por supernovas, ventos solares e até a própria extinção do Sol!

 

E entre as causas terrestres estariam o resfriamento da Terra causando uma nova era glacial, o superaquecimento do planeta levando ao aumento dos oceanos, tsunamis devastadores ou terremotos gigantes, etc.

 

Porém, de todas as hipóteses levantadas não deve existir uma ameaça REAL de extinção da humanidade e de boa parte das espécies terrestres como o surgimento de um Supervulcão!

 

Durante toda a história do planeta diversos vulcões fizeram estragos que variam desde pequenas mudanças no seu entorno, até influenciar o clima de todo a Terra por décadas!

 

A força dos vulcões é medida pelo Índice de Explosividade Vulcânica (IEV) e vai de IEV 0 até IEV 8.Quanto mais poderoso o vulcão, maior as anomalias: Tsunamis, chuva de cinzas quentes que matam toda  flora e ser vivo ao seu alcance, chuvas de cinzas grossas que modificam a geografia por dezenas de quilômetros, fazendo desabar casas e demais edifícios.

E a pior consequência: emissão de toneladas de detritos nas camadas mais altas da atmosfera.

 

Quando ocorre uma erupção vulcânica os principais elementos expelidos são gases como o dióxido de enxofre (SO2) e gás carbônico (CO2), importante gás de efeito estufa, também são liberados partículas de poeira e cinzas e vapor de água.

Porém, a ação mais devastadora acontece na estratosfera!

Localizada entre os 11 e 50 km acima da superfície é na estratosfera que o dióxido de enxofre (SO2) se converte em ácido sulfúrico, condensando rapidamente e assim formando aerossóis de sulfato. Tais aerossóis quando na estratosfera formam uma espécie de “escudo” aumentando a reflexão da radiação solar de volta para o espaço, e assim contribuindo para o esfriamento das camadas inferiores da atmosfera.

Quando Tambora aconteceu em 1815, a maioria dos efeitos aterradores acima descritos aconteceram numa escala jamais vista!

 

Sendo um evento de nível 7 IEV, Tambora exterminou instantaneamente milhares de vidas humanas, destruiu a fauna e a flora de seus arredores, provocou chuvas ácidas e de cinzas que sufocaram qualquer ser vivo em quilômetros.  A quantidade de material lançado na atmosfera atingiu a altitude de aproximadamente 44 Km e criou uma camada ao redor do planeta que mudou o clima por cerca de 5 anos.

 

As mudanças climáticas incluíram neve no auge do verão em boa parte do hemisfério norte, chuva marrom na Itália, enchentes fora de época na Índia e na China e o esfriamento do planeta ao ponto que o ano seguinte de 1816 ficou conhecido como O ANO SEM VERÃO.

 

Dezenas de milhares de pessoas faleceram de fome, de doenças, bem como animais de tração e de criação morreram  aos milhares.

Uma catástrofe de escala global.

#tambora#vulcao#animalmonsters#historia

 
 
 

Comments


bottom of page